quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Sei lá...


Gosto de pensar que como para viver.Mas,ao mesmo tempo,comer é,sem dúvida,um dos maiores prazeres que existem.É aí que tudo se complica.

Infelizmente,comer não é tão simples como ter fome...se fosse só assim,talvez não existisse a obesidade.Dia a dia vivemos com imagens de comida na TV,na montra da pastelaria,no hipermercado,onde os chocolates estão ao nivel dos nossos olhos;comida acessivel,apetitosa,irresistivel para o nosso corpo que quer armazenar para não passar nunca fome.

Gosto da ideia de alimentação como combustível,de dar ao nosso corpo a melhor matéria prima para ele poder então corresponder ao que lhe pedimos-andar de um lado para o outro,nesta nossa vida doida.Mais peixe que carne,legumes,fruta ,cereais.
Tudo bem,em teoria.Só que já não vivemos em grutas-e foram aparecendo alimentos que não nos fazem falta nenhuma,mas são apelativas para as nossas papilas gustativas...

Alem disso,continuamos a ser animais sociais.O aniversário da prima,o baptizado do novo bébé,um jantar de amigas,petiscos depois da praia-e a nossa força de vontade a ser posta á prova.A colega que aparece com uma caixa perfumada com canela de pasteis de Belém!

E,claro,a necessidade de comer para preencher um vazio que existe e nem sabemos bem o que é;comer porque naqueles minutos em que enchemos o estômago com mais mil calorias não se pensa em mais nada-é satisfação aqui e agora.Acho que,em última análise,é a nossa cabeça que manda em tudo e pode ser muito complicada...

Há ainda quem coma por total ignorância de como comer saudável,o que me parece incrivel nestes tempos carregados de informação...

Enfim.Saber o que nos engorda não torna mais fácil o processo de emagrecer.Ajuda...mas que é dificil como o raio,isso é.

Atenção que não sou nenhuma autoridade em nutrição,nem psicologia,nem coisa que o valha.Estou só a falar sózinha...a pôr as minhas ideias em ordem...
(E confesso,toda esta conversa surgiu porque hoje nem me apeteceu subir para a balança...)

-imagem do Google.

1 comentário:

  1. Como eu te compreendo...não és psicóloga mas agora disseste tudo! Nós sabemos o que engorda, mas não comemos só para sobreviver e manter o organismo a funcionar, comemos também por prazer, e aí é que bate o problema! Beijokas ;)!

    ResponderEliminar