terça-feira, 8 de setembro de 2009

Suor.



Li um artigo tão estranho na TIME.Basicamente dizia que,apesar do desporto contribuir para uma boa qualidade de vida,não era grande aliado na hora de emagrecer.

Caiu-me o queixo.E porquê???Porque,diziam eles,o exercicio abre o apetite e isso tem o efeito contrário ao que se pretende,quando se faz dietas.Além disso,quem faz exercicio tem tendência a recompensar o facto...ingerindo comidas calóricas...


Imagino montes de americanos felizes com esta conversa,continuando colados ao sofá,a beber litros de coca cola light,com uma bela razão para não tentar sequer levantar o rabo.


É verdade que quando chego do ginásio tenho vontade de comer...mas isso só é exagerado se eu fôr treinar já com fome...se comer uma fruta ou um iogurte antes,depois é fácil resistir,até porque quem quer deitar a perder todo o esforço por um doughnut??


Já não falo no colestrol,que diminui com o exercicio.Ou na autoestima a subir,quando as dobras começam a ser substituidas por músculo e a roupa cai tão bem.


Na verdade,o que noto em relação ao exercicio é que quando corro-o meu desporto preferido-o mundo pára e o tempo é só meu.A minha cabeça não pensa em mais nada,quando muito vou repetindo a música que passa no Ipod...I got a feeling...that tonight`s gonna be a good night....


Transpirar o corpo...faz-me tão bem á alma.


(Revista TIME de 9 Agosto 2009,«Why exercise won`t make you thin»)

http://www.time.com/time/health/article/0,8599,1914857,00.html

(EDIT-Entretanto saiu a Visão da semana de 10 de Setembro,com o mesmo artigo.Na capa,em vez de um doughnut,tem uma bola de berlim!Ahahah.Adaptado á realidade portuguesa...)

3 comentários:

  1. concordo plenamente contigo, que parvoíce! adoro suar e gosto da sensação com que se fica depois de fazer exercício, que é uma mistura de dor com óptima disposição. Quanto à fome, isso é porque as pessoas ainda não mudaram os seus hábitos, nem cortaram com açúcares e companhias, mesmo que comam pouco, o corpo continua a pedir mais do mesmo. portanto, comam bem e façam exercício, não é só exercicio, nem só comer bem, os dois aliados e em equilíbrio é que são imbatíveis!

    beijinho :)

    ResponderEliminar
  2. Já tinha ouvido falar desse "estudo" e sinceramente tbm não concordo. Acho que tem me ajudado bastante e nunca como por conta daquilo que perdi no exercisio. A sensação que fica depois do exercisio realmente é mt boa como diz a Dany. Tenho feito todos os dias bicileta eliptica e vou continuar a fazer pq me faz sentir mt bem. bjs

    ResponderEliminar
  3. Gostei da parte final: transpirar faz me bem á alma. É que é mesmo assim. Depois de uma bela corrida, marcha acelerada ou outro desporto que se pratique sentimo-nos super bem. Para já há a sensação de "dever" cumprido, depois ha toda aquela serie de endorfinas que porporcionam prazer a serem libertas. É muito bom fazer exercício.

    Tb concordo com o facto de que PODE SER PERIGOSO para a dieta porque em tempos quando frequentava o ginasio comia imenso porque realmente abria me o apetite. Há uma certa verdade nisso - mas isso so acontece se não houver um equilibrio entre o corpo e a mente, ou seja se só estivermos a puxar por um lado da carroça. Penso que é nisso que muita gente falha, metem-se no ginasio (como eu ja fiz) a treinar feito doidos e depois comem com a desculpa de "eu gastei as calorias", e isso não pode ser. Se há coisa que aprendi é que ginasio é para fazer com moderaçao para não alargar demasiado o corpo e conseguir manter sempre a frequencia em termos de visitas ao sitio.

    beijocas

    ResponderEliminar